O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou nesta terça-feira (9) o projeto da ponte que será construída para ligar as cidades do litoral, Santos e Guarujá. Na solenidade, foi apresentado o projeto da obra ainda sem data para começar.
A ponte terá 80 m de altura e 4,6 km de extensão, sendo 1 km de ponte estaiada. Orçada em cerca de R$ 700 milhões, a ideia da ligação seca é substituir as travessias por água, de acordo com a Prefeitura de Guarujá. A prefeitura esclareceu que a proposta é do Governo do Estado de São Paulo, mas que cada município deve ter certa participação nos gastos.
Na quinta-feira (4), representantes participaram de uma audiência pública para discutir a construção da ponte. O debate sobre a construção de uma ligação seca entre os dois municípios, segundo a Prefeitura de Guarujá, ocorre desde 1947. Para a construção da ponte, uma área de 14 mil m² deverá ser desapropriada. Por causa disso, a administração pública do Guarujá apresentou propostas de traçado da região para o governo do Estado. A assessoria de imprensa disse que só falta discutir o fato de como será essa desapropriação para abrir a licitação da obra. A previsão é que a obra dure 30 meses após a assinatura do contrato.A ponte deve ligar a avenida Mário Covas, em Santos, e a avenida Santos Dumont em Vicente de Carvalho, no Guarujá. O traçado definido pela Prefeitura de Santos não deve atrapalhar a circulação de navios pelos canal.
Segundo o governo do Estado, a ponte vai beneficiar não só os 24 mil veículos que passam todo dia pela balsa, mas também cerca de um milhão de pessoas que vivem em Santos, São Vicente e Guarujá.
A ponte terá 80 m de altura e 4,6 km de extensão, sendo 1 km de ponte estaiada. Orçada em cerca de R$ 700 milhões, a ideia da ligação seca é substituir as travessias por água, de acordo com a Prefeitura de Guarujá. A prefeitura esclareceu que a proposta é do Governo do Estado de São Paulo, mas que cada município deve ter certa participação nos gastos.
Na quinta-feira (4), representantes participaram de uma audiência pública para discutir a construção da ponte. O debate sobre a construção de uma ligação seca entre os dois municípios, segundo a Prefeitura de Guarujá, ocorre desde 1947. Para a construção da ponte, uma área de 14 mil m² deverá ser desapropriada. Por causa disso, a administração pública do Guarujá apresentou propostas de traçado da região para o governo do Estado. A assessoria de imprensa disse que só falta discutir o fato de como será essa desapropriação para abrir a licitação da obra. A previsão é que a obra dure 30 meses após a assinatura do contrato.A ponte deve ligar a avenida Mário Covas, em Santos, e a avenida Santos Dumont em Vicente de Carvalho, no Guarujá. O traçado definido pela Prefeitura de Santos não deve atrapalhar a circulação de navios pelos canal.
Segundo o governo do Estado, a ponte vai beneficiar não só os 24 mil veículos que passam todo dia pela balsa, mas também cerca de um milhão de pessoas que vivem em Santos, São Vicente e Guarujá.
É Mário, do jeito que as coisas são, acho que um novo "minhocão imigrantalesco" vai nascer em Santos.
ResponderExcluirUma ponte que não serve para a principal atividade do porto que é transporte de cargas.
Ai eu pergunto; Já erraram fazendo uma 2 imigrantes onde não se pode passar veículos pesados, agora vão cometer outro erro com a "Ponte Estaiada de Santos".
Por que não um túnel que também posssibilite o tráfego de mercadorias entre as cidades?
Sei que pode ser mais complexo a execução de um túnel, mas com a tecnologia que existe hoje, acho eu que seria até menos honeroso e causaria menos impacto na paisagem e urbano das cidades.
Existe um arquiteto japones que faz estudos
onde os transportes veículares são feitos pelo
subsolos das cidades e nós temos mostragem de
que isso funciona, basta analizar nos rede metroviária. Então por que fazer grandes pontes
honerosas e impactantes para o urbano das cidades?